André Hespanhol
Hespanhol é advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mais de duas décadas de atuação e passagem por consagrados escritórios de advocacia, vem atuando de maneira vitoriosa em dezenas de casos emblemáticos no cenário nacional. Lecionou Direito Penal na Escola Superior de Advocacia, na Universidade Cândido Mendes e na Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Foi membro da comissão Direito Regulatório e da Comissão de Relações Internacionais da OAB/Conselho Federal, bem como da comissão de Direito Internacional da OAB/RJ.
Hespanhol iniciou sua carreira na advocacia em Direitos Humanos. Foi conselheiro estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Estado do Rio de Janeiro, diretor do Conselho da Comunidade Carcerária do Rio de Janeiro, participou da coordenação do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (Regional Leste 1/RJ). Com sólida experiência em casos complexos e de repercussão, alia a prestação do serviço com a construção estratégica de cenários que permitam a superação do problema por meio do desenvolvimento de novos caminhos de superação de crises, restabelecimento e crescimento.
Ciro Chagas
Chagas é doutorando em Direito Penal e Sistema Financeiro Nacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Direito das Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade Milton Campos, especialista em Derecho Penal Económico y Teoría del Delito pela Universidad Castilla La-Mancha, na Espanha), e especialista em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho. Como docente, é professor de Direito Penal e Processo Penal na Universidade Estácio de Sá, professor na pós-graduação em Governança Corporativa na mesma instituição e ministra cursos de adequação em Compliance e LGPD. É também professor sobre Blockchain no MBA da Universidade de Patos Minas (MG). Atualmente, na Universidade Federal de Minas Gerais, realiza estudo de tese doutoral sobre o processo regulatório de criptoativos e práticas de prevenção à lavagem de capitais-PLD. Como agente de Compliance e membro do Comitê de Ética e Compliance, Chagas conduz a elaboração, implementação e monitoramento de políticas, código de ética, conduta, e conformidade ligados aos princípios de anticorrupção e prevenção à lavagem de capitais.
Conheça os demais profissionais que compõem a equipe:
Aquiles Julio de Castro Junior
Graduado em Direito Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Aquiles é mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e doutorando em Sociologia, com ênfase em Relações do Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismos, pela mesma instituição. Com vasta experiência em judicialização da saúde, atua em demandas criminais e em questões ligadas à Vara de Família.
Ana Beatriz Liberato dos Santos
Advogada graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduanda em Direito Penal Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Associada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e membro do Instituto de Ciências Penais (ICP).
Bárbara Souza Lima Novaes
Advogada graduada pela Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Direito Digital e Compliance pela Escola Brasileira de Direito, Bárbara atua em demandas criminais contenciosas e na esfera consultiva para questões de LGPD e Compliance.
Filipe Benedito
Graduado pelo Centro Universitário de Lavras, teve passagem pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na 1ª Promotoria da Comarca de Lavras/MG, e em escritório de advocacia. Atualmente cursa a pós-graduação em Processo e Recursos nos Tribunais do Instituto Brasiliense de Direito Público, com especialização sobre o trâmite regular dos Processos e Recursos nos Tribunais Superiores.
Hermias Sancho de Rezende Paiva Neto
Advogado graduado pela Universidade Adventista de São Paulo, pós-graduando em Direito Notarial e Registral pela Escola Damásio e especialista em Estratégias e Teses para Atuar no Mercado Imobiliário pela mesma instituição. Hermias fez parte do quadro de advogados da procuradoria de Santo Antônio do Descoberto (GO) e atua na área de Direito Possessório, Direito Registral e Notarial, com análise de casos e estudos de cadeias dominiais de matrículas de imóveis rurais com emissão de pareceres.
José Elias Gabriel Neto
Advogado com atuação no Direito Processual Penal e Execução Penal e professor da graduação e pós-graduação do curso de Direito da UniRitter. José Elias lecionou na Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA/DF) e Escola Superior da Advocacia da OAB/DF e OAB/RS. Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, é mestre e especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP/RS), autor de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais e coautor do livro “Medidas de Segurança: Aspectos Jurídicos, Psiquiátricos e Psicológico”.
Juliana Monteiro Silveira de Araujo
Advogada graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutoranda em Sociologia, com ênfase em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismos, pela Universidade de Coimbra. É mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro na Modalidade Residência Jurídica – área trabalhista. Juliana é professora de cursos preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para concursos públicos e, ainda, para pós-graduação na área trabalhista.
Lívia Novak
Advogada criminalista formada pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Ciências Criminais e Segurança Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Criminal pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Direito Civil pelo Centro Universitário da Cidade. Lívia possui 20 anos de advocacia penal empresarial com passagem por escritórios mais renomados. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, em que foi autora da dissertação “O crime de corrupção no setor privado: estudo de direito comparado e a necessidade de tipificação do delito no ordenamento jurídico brasileiro”.
Pedro Henrique Mourão de Souza
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui pós-graduação em Ciências Penais pelo IEC – PUC/Minas. Mestrando em Direito Penal (Linha de Intervenção Penal e Garantismo) pela PUC/Minas e pós-graduando (MBA) em Governança, Riscos e Compliance pelo CEDIN, Pedro é membro do Instituto de Ciências Penais (ICP). Sua atuação é direcionada em consultoria e contencioso da área penal e em consultoria e implementação de Compliance.
Rafael Barros Bernardes da Silveira
Doutorando em Direito Penal Contemporâneo, Mestre em Direito Penal Contemporâneo e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi professor de Direito Penal na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como analista jurídico na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais/SEJUSP. Rafael é membro associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), autor de diversos trabalhos científicos, com publicações em destacados periódicos e ministra palestras e apresentações acadêmicas em âmbito nacional e internacional.
Confira o nosso PROGRAMA DE ESTÁGIO